Com sua licença, leitor, aqui vai: a formação.
Ambos formam bons jogadores, atrevo-me a dizer que serão das melhores escolas de formação do futebol europeu. Mas com uma diferença - lá está, lá está! O Sporting forma atletas, apenas. O Barcelona forma atletas e homens.
No Barcelona, por outro lado, não lhes falta nada. São produtos acabados. A final da Liga dos Campeões, que a história guardará como uma vitória por 2-0, mas que o bom senso eternizará como uma goleada, mostrou-o cabalmente.
Olha-se para Xavi, Iniesta, Puyol, Messi, olha-se até para o miúdo Busquets, e fica-se siderado com a maturidade que apresentam. Cada gesto, cada olhar, cada palavra, cada expressão é uma demonstração de carácter, serenidade e prudência.
Os exemplos não acabam em Camp Nou, de resto. Londres, por exemplo. Fabregas tem 22 anos, é capitão do Arsenal e transmite personalidade em cada gesto.
É impossível, pelo menos para mim, não associar os sucessos do Barcelona à capacidade de gerar grandes talentos, sim, mas grandes homens acima de tudo.
Diz o leitor, e com razão: é humano. Sem dúvida. Não precisa de gritar... É humano ser imaturo aos 20 anos. Mas o Barcelona mostra a cada época que também é humano formar jogadores com temperamento. Carácter e serenidade.
Sob pena do sucesso da formação continuar a não significar sucesso desportivo. E do clube continuar a morrer um bocadinho mais a cada dia que passa.





