quinta-feira, 28 de maio de 2009

Uma história à angolana...

Um colega meu, sábado passado, a convite da sua mãe, teve de fazer uma viagem ao Huambo. Para o efeito, adquiriu o bilhete de viagem, da TAAG, em classe executiva. Posto no aeroporto, às 4h da manha, início em que estava previsto o Check in, a “angolanisse” começou.


1. A Taag começou por adiar o início da hora do check in para às 10h. Lá tiveram que ir a casa e regressar ao aeroporto às 10h.

2. Regressados ao aeroporto às 10h, fizeram o check in e foram encaminhados ao primeiro piso do mesmo, para zona dos VIPs. Entretanto, o meu amigo foi ouvindo, a partir de baixo algum zum zum, acerca de uma possibilidade de cancelamento do voo da Taag. Preocupado, desceu da sala VIP ao encontro de uma das funcionárias da Taag, que garantiu que tudo estava sob controlo, e que viajariam normalmente. Assim, calmamente regressou ao seu conforto...

3. Passado algum tempo, chegou o autocarro, encarregue de os levar ao avião. Lá subiram nele...enquanto o mesmo caminha ao encontro do avião, os passageiros assistiram a acontecimento simplesmente surpreendente: O AVIÃO ESTAVA A LEVANTAR O VOO. Ou seja, o avião deixou-lhes em terra.

4. Podem imaginar o espanto dos passageiros....em classe executiva (angolanisse parece estar afectar todas as classes)???!!!....acredito que sim....o comandante do voo, simplesmente nao se deu ao trabalho de confirmar a lista do manifesto com os passageiros que se encontravam no avião...nem sentiu estranhesa em notar a parte da executiva sem nenhum passageiro....simplesmente, não quis chatisses, arrancou o voo e basou, como se diz por aqui.....

5. Face ao sucedido, o que fazer? Os passageiros armaram um barraco (como dizem os brasucas) chamaram a TV Zimbo, foram entrevistados pela mesma, ligar para as rádios da “oposição”....chamaram de incompetente ao chefe de escala de serviço...fizeram o que podiam....o certo é que acabaram de regressar a casa, e viajar no dia seguinte. Três dias depois, um dos passageiros ligou ao reportou da TV Zimbo, a perguntar se haveriam de passar a reportagem, o mesmo respondeu: “Yah, vamos passar, mas antes temos que a ouvir a outra parte, para contarmos as duas versões”....ou seja, tudo leva crer que a reportagem ja está na geveta...quem for atento perceberá a razão do “engavetamento” da mesma....

6. A única coisa que consolou os passageiros é que nao foram os primeiros e nem serão os últimos a levarem com a “angolanisse” da TAAG....no mesmo dia, ouviram as pessoas dizerem que no outro domingo, o voo da TAAG que transportava, entre outros passageiros, a banda brasileira Raça Negra que ia a Benguela fazer um show nessa dia, no quadro das festividades do dia da cidade de Benguela, 17 de Maio, havia sido cançelado, com os passageiro dentro do avião, pronto para partir....(os organizadores do show, conseguiram embarcar a banda no voo da SONAIR, de eventualmente esta, teve que sacrificar alguns passageiros)

7. Estamos fartos de perguntar: “Como é que é possível isso acontecer”? Será que essa baldaria que afecta na generalidade das nossas instituições sejam elas públicas ou privadas, é um problema epidérmico? i.é. será que é próprio dos pretos/negros/africanos, funcionarem numa lógica de completa “atoisse/atoa” e desresponsabilização? Será que tem razão o meu amigo que diz que: ANGOLA NÃO É UM PAÍS, MAS UM AGLOMERADO DE PESSOAS, MAIS UM CONJUNTO DE PODERES E MAIS TERRENO? Será que isso nos deve fazer pensar, ou acabar naquela habitual conclusão, segundo a qual:...ISSO É MESMO ASSIM....ISSO É ANGOLA....ISSO É NORMAL....”

8. Não dúvidas que há alguma gente séria nesse país, pessoas que estão na política, nas instituições públicas e privadas, mas que raio, não é...????!!!!

by David Boio