sexta-feira, 9 de abril de 2010

Um clássico do outro Mundo


Tenho de admitir que estar em Madrid por estas horas é um autêntico privilégio. Viver os últimos preparativos ao vivo para um clássico que vai prender o Mundo inteiro à televisão é uma enorme experiência para um jornalista ainda pouco habituado a confrontos deste nível mas a verdade é que este confronto entre Cristiano Ronaldo e Messi ameaça tornar-se num dos jogos mais recordados dos últimos anos.

Primeiro porque é o ano de estreia do internacional português em Madrid, depois porque ambas as equipas estão a realizar um campeonato notável (apenas 13 pontos perdidos em 90 possíveis) e ainda porque o Bernabéu vai encher como, segundo dizem os espanhóis, há muito não se via. Já não bilhetes à venda a nível oficial e os únicos que ainda podem conseguir-se só através de muito, mas mesmo muito dinheiro - ontem, ao fim da noite, já se falava em 1.500 euros por um ingresso de última hora.

É verdade que, analisando os desempenhos das equipas no último ano e meio, temos de considerar o Barcelona favorito para este clássico, sobretudo depois do inacreditável 2-6 da temporada passada. Contudo, estou curioso para ver como é que o Real Madrid vai encarar a partida e gerir as emoções ao longo dos 90 minutos. Para quem ganhar, o campeonato fica praticamente conquistado porque ambas as equipas demonstram pouca "paciência" para perder pontos na Liga. Mas a perder alguém, será o Real o mais prejudicado se isso acontecer. Porque fica praticamente de mãos vazias numa época em que gastou 250 milhões de euros para dar luta a um Barca estratosférico.

Contas do título à parte, o clássico promete espetáculo e muita emoção. E vamos ver que tipo de resposta dará Ronaldo num desafio por que o português sempre ansiou perante um Messi de outra galáxia. Que role a bola e ganhe o melhor...
by Hugo Neves (Record)