sexta-feira, 15 de agosto de 2008

José Mário dos Santos Mourinho

A juventude
É filho de um ex-guarda-redes português, Félix Mourinho, o qual ganhou muitos títulos na sua carreira futebolística. José Mourinho nunca conseguiu seguir uma carreira de futebolista como o pai (tentativas mal sucedidas em clubes menores), mas desde muito cedo mostrou uma habilidade inata para organizar e preparar os relatórios e os dossiers das equipas do pai.
Mourinho viria depois a estudar Educação Física no ISEF, tendo concluído o curso com boas notas, e como professor de educação física numa das escolas secundárias de Setúbal, mais uma vez prova a sua aptidão para preparar, organizar e gerir (física e mentalmente) pessoas.
O tradutor
Na década 90, Mourinho esteve no Estrela da Amadora e no Vitória de Setúbal. Em meados da década é contratado para trabalhar com o técnico inglês Bobby Robson, no Sporting Clube de Portugal. Mourinho ganha a alcunha de Tradutor, sendo que passou rapidamente de tradutor a influente técnico adjunto de Bobby Robson. Mantém-se braço direito do treinador inglês quando ele muda para o FC Porto e mais tarde para o FC Barcelona.
Torna-se um conhecedor do futebol espanhol e quando Robson sai para o PSV, Mourinho permanece na Catalunha com o holandês Louis Van Gaal. A confiança e o profissionalismo de Mourinho alargam-lhe o leque de funções. Tem um papel bastante activo nos treinos e na preparação dos jogos. Passa a ser treinador adjunto de Van Gaal.
Benfica e União de Leiria
Em 2000, surge a oportunidade de treinar uma equipa portuguesa. É escolhido pelo Sport Lisboa e Benfica para substituir Jupp Heynckes após a 4ª jornada da liga portuguesa.
Quando começa a conquistar os adeptos benfiquistas (especialmente depois da vitória contra o rival Sporting Clube de Portugal por 3-0) há eleições no Sport Lisboa e Benfica. Muda a presidência de João Vale e Azevedo para o Manuel Vilarinho. Mourinho sai do Benfica após 9 jogos, uma vez que o novo presidente tinha um treinador e Mourinho sabia que estava a "prazo" no Benfica.
Ainda durante essa época, assume o comando do União de Leiria, onde se manterá até Janeiro de 2002. Neste mês, é escolhido para substituir Octávio Machado no comando técnico do FC Porto. Concluiu a época em terceiro lugar, conseguindo um total de 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Mourinho promete com invulgar certeza o título na época seguinte pelo FC Porto: "na próxima época seremos campeões".
No Porto
Com o rigor táctico e a determinação sui generis de Mourinho o Porto cresce em Portugal assim como na Europa. Em dois anos venceram duas competições europeias e as duas Superligas.
Em 2003, Mourinho ganha o primeiro campeonato português com 27 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, vence a Taça de Portugal (contra o seu anterior clube, União Leiria) e conquista a Taça UEFA.
No ano seguinte, o FC Porto conseguiu ganhar mais uma vez a Superliga, agora com 8 pontos de vantagem. Perde na final da Taça de Portugal contra o rival SL Benfica, mas 2 semanas depois triunfa na mais alta prova da UEFA derrotando o AS Monaco (3-0). Em toda a prova o FC Porto de Mourinho só perdeu com o Real Madrid na primeira fase de Grupos e eliminou depois o Manchester United e o Olympique Lyonnais.
Chelsea
Com tal percurso não foi surpresa a cobiça de diversos clubes, entre eles o Chelsea de Roman Abramovich. Em Portugal, alguns duvidaram que o sucesso de Mourinho se mantivesse além-fronteiras. Mourinho voltou a surpreender: saiu em discórdia com a direcção do FC Porto e transferiu-se para o comando do clube mais rico de Londres, o Chelsea. Em Junho de 2004, torna-se um dos treinadores mais bem pagos do Mundo ganhando cerca de 5 milhões de Libras ou 12 milhões de euros por ano.
Tal como fez no FC Porto, Mourinho não vai só. Leva consigo os seus adjuntos Baltemar Brito e André Villas, o preparador Físico Rui Faria e o treinador de guarda-redes Silvino Louro. A fortuna do russo Roman Abramovich ajuda Mourinho na contratação de Tiago Mendes (Benfica), Didier Drogba (Marselha), Arjen Robben(PSV), Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira (FC Porto).
Em Dezembro de 2004 era líder do campeonato inglês. Em 27 de Fevereiro de 2005, vence o Liverpool por 3-2 a Taça da Liga e conquista o seu 1º troféu, como treinador, fora de Portugal. Dois meses mais tarde, a 30 de Abril de 2005 Mourinho sagra-se campeão inglês. O Chelsea FC não ganhava o Campeonato há 50 anos.
Ficou uma pedra no sapato de Mourinho: a 3 de Maio de 2005 é eliminado da Liga dos Campeões pelo Liverpool, na meia-final, depois de eliminar nos quartos-de-finais o "gigante" FC Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. Entretanto, renovou o contrato com o Chelsea FC.
A 20 de Setembro de 2007 José Mourinho e o Chelsea chegaram a mútuo acordo para rescisão de contrato. [1]. Porém no dia 18 de Setembro a confirmação de demissão já haveria sido efetivada. O russo Roman Abramovich trocou Mourinho pelo director de futebol Avram Grant.
Já foi eleito duas vezes o melhor treinador do mundo.
A sua popularidade no clube londrino é tal que ainda hoje, em Stamford Bridge, reduto onde o clube londrino actua,ve o seu nome entoado em cântico, não sendo raro Mourinho ser clamado para regressar ao clube.
Inter de Milão
Após algumas semanas em que circularam rumores de que seria treinador do Inter de Milão, a sua contratação foi oficializada a 2 de Junho de 2008.[2] Ocorreram também rumores de que fora assediado pelo Barcelona, o que se confirmou mas as negociações declinaram. [3]
Como é habitual, José Mourinho trouxe a sua equipa técnica de sempre, os portugueses Rui Faria, Silvino e André Vilas Boas. Além destes Giuseppe Baresi, foi o eleito para desempenhar as funções de treinador-adjunto de José Mourinho no Inter. De salientar um aspecto curioso relacionado com a apresentação do special one no Inter: Mourinho não quis dizer que era especial. Antes quis realçar que quem era verdadeiramente especial era o próprio Inter, lembrando para isso o grande relevo histórico que o clube detém na história do futebol, ao contrário do seu clube anterior. Tal, por muitos, fora entendida como uma achega ao Chelsea de Abramovic, podendo levar a entender que o clube londrino desvalorizou de forma injusta os 2 titulos de campeão que Mourinho por lá conquistou, quando esse titulos fugiam ao clube à cerca de 50 anos. Entretanto, Massimo Moratti considera que Mourinho é extremamente parecido com Helenio Herrera, mítico treinador do Inter que venceu as únicas 2 Taças dos Campeões Europeus que o clube detém e principal mestre da famosa táctica italiana do Catennacio.
Títulos

FC Porto
Campeonato Português(2): 2002/2003 e 2003/2004
Taça de Portugal(1): 2002/2003
Supertaça portuguesa(1): 2003/2004
Taça UEFA(1): 2002/2003
Liga dos Campeões(1): 2003/2004

Chelsea FC
Campeonato inglês/Premier League(2): 2004/2005 e 2005/2006
Taça da Liga Inglesa(2): 2004/2005 e 2006/2007
Supercopa da Inglaterra(1): 2005
Copa da Inglaterra (1): 2006/2007

...

N.S

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

PROFECIAS FALHADAS

Ser profeta é difícil ou é preciso ter muito cuidado com o que se diz:
“Já se conhecem todas as leis mais importantes da Física”
A. A. Michelson, físico norte-americano, 1894
“Máquinas voadoras mais pesadas do que o ar são impossíveis”
Lorde Kelvin, presidente da Royal Society, 1895
“Todas as coisas que podiam ser inventadas já o foram”
Charles H. Duell, Comissário do US Patent Office, 1899
“Os aviões são brinquedos interessantes, mas não têm qualquer interesse militar”
Marechal Ferdinand Foch, Professor de Estratégia, Ecole Supérieure de Guerre
“Penso que há no mundo mercado para talvez cinco computadores”
Thomas Watson, chairman da IBM, 1943.
“Essa é a maior tontaria que eu jamais vi. Falo como especialista em explosivos e garanto que essa bomba atómica nunca explodirá”,
Almirante W. Leahy ao Presidente Truman, 1945
“Não há qualquer razão para que alguém queira ter um computador em sua casa”.
Ken Olson, chairman e fundador da Digital Equipment Corporation, 1977
“640 k deve ser suficiente para toda a gente”
Bill Gates, chairman e fundador da Microsoft, 1981
N.S

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Publicidade Enganosa

Quem nunca pagou um produto por 10 (não interessa a moeda) quando tinha ficado com a percepção de que o mesmo custava 9?… Acontece a toda gente, vamos para o caixa a pensar receber 1 de troco e afinal recebemos cêntimos, tudo porque o produto em causa custava 9.99… Vimos mal?? Não, fomos é induzidos ao erro…
Hoje em dia o que não falta na televisão é publicidade enganosa: é o detergente que dispensa que se esfregue a roupa, eliminando as nódoas mais profundas; é a lixívia que lava mais branco, sem estragar as roupas mais delicadas; é o serviço telefónico que lhe permite poupar uma fortuna; é a marca de cereais que lhe permite perder os quilos que pretende e ainda lhe regula o funcionamento intestinal; é o champô miraculoso que origina orgasmos dignos de cenas de Hollywood…
O mais preocupante é repararmos num produto em que é notória a falta de qualidade e mesmo assim vende-se melhor do que os produtos concorrentes.
Foquemo-nos na imagem apresentada, é justo? é legal?
Não é, e não são também muitas publicidades que para ai andam expostas. Não respeita os limites exigidos pelas sociedades, deixa de ser justa (no caso da imagem) porque é certamente uma concorrência desleal para com o vi agra (ainda que 20 para 2 é muita fruta)… Usar o nome de tão ilustre artista para esse fim não pode ser legal... Publicidade é isso, é convencer potenciais clientes, não ligando aos meios para o conseguir...
N.S



Ecocabs, os taxis ecológicos

Os Ecocabs são triciclos movidos à pedal (que contam com a ajuda de uma bateria elétrica no caso de necessidade) que têm capacidade para transportar até 3 pessoas. Usados em áreas de trânsito complicado, eles não emitem poluentes e servem como uma agradável opção de passeio. Ele passou a ser utilizado nas ruas centrais de Dublin, sete dias por semana, entre 10 da manhã e 07 da tarde, para trajetos de curta distância.
O mais interessante nesta história, é que este serviço é totalmente gratuito. Sim, pois todos os Ecocabs são mantidos por patrocinadores. Verdadeiros e literais, veículos de comunicação, os triciclos divulgam marcas dos mais diversos segmentos enquanto transportam pessoas, sem atrapalhar o trânsito e sem poluir. Os "motoristas" são agentes de divulgação também e podem entregar folhetos, usar uniformes, fazer promoções e tudo o que possa ser utilizado como forma de publicidade para cada patrocinador. Estes "rickshaws" modernos são uma idéia que deveria ser propagada para muitas e muitas cidades grandes e de trânsito caótico, como o de Luanda. Menos carros, mais ar puro e um jeito de conhecer de forma tranquila e divertida pontos turísticos.
Mas claro para isso teria de se vencer primeiro o fenómeno da criminalidade, se fechadas nos carros as pessoas são assaltadas quanto mais numa bicicleta dessas… Para não falar da falta do a.c que se tornou um bem de primeira necessidade para quem conduz em Luanda na altura do verão… Afinal analisada bem a situação este tipo de inovações não funcionam num país como Angola, onde tudo é contra, tempo, instabilidade social, e até a gasolina é barata, para quê preocupar-se com umas gotas a mais?
N.S

wireless em Benguela já existe a 5.000 anos

Durante escavações nos EUA arqueólogos descobriram, a 100 m de profundidade, vestígios de fios de cobre que datavam do ano 1000. Os americanos concluíram que seus antepassados já dispunham de uma rede telefónica naquela época.
Os argentinos, para não ficarem para trás, escavaram também seu subsolo, encontrando restos de fibras ópticas a 200 m de profundidade. Após minuciosas análises, concluíram que elas tinham 2.000 anos de idade. Os argentinos concluíram, triunfantes, que seus antepassados já dispunham de uma rede digital a base de fibra óptica quando Jesus Nasceu!
Uma semana depois, em Benguela, foi publicado o seguinte anúncio:
"Após escavações arqueológicas no subsolo do Lobito, Catumbela , Baía Farta, Cubal e Benguela e diversas outras localidades da Província de Benguela, até uma profundidade de 500 metros , os cavadores de Benguela não encontraram absolutamente nada. Assim se conclui que os antigos habitantes de Benguela já dispunham há 5.000 anos de uma rede de comunicações sem-fio: wireless."
in Segredo das civilizações

Viva La Vida

I used to rule the world
Seas would rise when I gave the word
Now in the morning I sleep alone
Sweep the streets I used to own

I used to roll the dice
Feel the fear in my enemies eyes
Listen as the crowd would sing:
"Now the old king is dead! Long live the king!

"One minute I held the key
Next the walls were closed on me
And I discovered that my castles stand
Upon pillars of salt, and pillars of sand

I hear Jerusalem bells are ringing
Roman Cavalry choirs are singing
Be my mirror my sword and shield
My missionaries in a foreign field
For some reason I can not explain
Once you know there was never, never an honest word
That was when I ruled the world
(Ohhh)

It was the wicked and wild wind
Blew down the doors to let me in.
Shattered windows and the sound of drums
People could not believe what I'd become
Revolutionaries Wait
For my head on a silver plate
Just a puppet on a lonely string
Oh who would ever want to be king?

I hear Jerusalem bells are ringing
Roman Cavalry choirs are singing
Be my mirror my sword and shield
My missionaries in a foreign field
For some reason I can not explain
I know Saint Peter won't call my name
Never an honest word
And that was when I ruled the world
(Ohhhhh Ohhh Ohhh)

Hear Jerusalem bells are ringings
Roman Cavalry choirs are singing
Be my mirror my sword and shield
My missionaries in a foreign field
For some reason I can not explain
I know Saint Peter will call my name
Never an honest word
But that was when I ruled the world
Oooooh Oooooh Oooooh

Coldplay

No ranking das 500 melhores universidades do mundo constam quantas universidades portuguesas?

Neste link ( http://ed.sjtu.edu.cn/rank/2005/ARWU2005TOP500list.htm ) podemos encontrar uma lista das 500 melhores universidades do mundo e não é que nesta lista consta apenas UMA universidade portuguesa, a Universidade de Lisboa, mas apenas entre as últimas 30 entradas dessa lista de quinhentas?
A lista é liderada por uma maioria de universidades americanas, intercaladas por algumas britânicas, japonesas e canadianas. A Rússia, Israel (com várias presenças), Singapura, Bélgica, Brasil, China e Espanha encontram-se confortávelmente entre as primeiras 200 universidades do mundo. Mas Portugal… Consta apenas com uma universidade pública e com NENHUMA privada…
Quem já frequentou cursos universitários conhece bem como funcionam as avaliações e a qualidade de muitos professores… Nas privadas prevalece o princípio PPP “PagaPropinaPassa” e nas públicas os professores com mais mérito são frequentemente prejudicados em função de outros com mais adptidões políticas e conspirativas… Da “paixão pela Educação” gutérrica, nada ficou e a desmotivação no quadro docente é regra por quase todo o lado… A impreparação que os alunos trazem do secundário é absoluta, não sendo raros os casos de imbecilidade patológica agravados pela frequência fanática da vida nocturna e de reuniões “académicas” e praxantes.
Enquanto países como a Finlândia e a Irlanda apostaram forte e com persistência durante 20 anos na Educação, Portugal após alguns tímidos investimentos na década de 90, retrocedeu, abandonando o sector à iniciativa privada e desinvestindo na qualidade dos quadros académicos e tolerando na sangria dos melhores para universidades estrangeiras.
Publicado em Novembro 1, 2005 por Clavis Prophetarum

Michael Joseph Jackson

Date of Birth: 29 August 1958, Gary, Indiana, USA
Birth Name:Michael Joseph Jackson

Mini Biography
American superstar Michael Jackson was born in Gary, Indiana in 1958 and has been entertaining audiences nearly his entire life. His father, Joseph Jackson, had been a guitarist but was forced to give up his musical ambitions following his marriage to Katherine (Scruse). Together they prodded their growing family's musical interests at home. By the early 60s the older boys Jackie, Tito and Jermaine had begun performing around the city; by 1964 Michael and Marlon had joined in.A musical prodigy, Michael's singing and dancing talents were amazingly mature and he soon became the dominant voice and focus of "The Jackson 5." An opening act for such soul groups as the O-Jays and James Brown, it was Gladys Knight (not Diana Ross) who officially brought the group to Berry Gordy's attention, and by 1969 the boys were producing back-to-back chartbusting hits as Motown artists. As a product of the 70s, the boys had emerged as one of the most accomplished black pop/soul vocal groups in music history, successfully evolving from a Temptations-like group act to a disco phenomenon.Solo success for Michael was inevitable, and by the 80s he had become infinitely more popular than his brotherly group. Record sales consistently orbited, culminating in the biggest-selling album of all time, "Thriller." A TV natural, he ventured rather uneasily into films, such as playing the Scarecrow in The Wiz (1978/I), but had better luck with elaborate music videos.

Personal Quotes
I don't like pop music.
People think they know me, but they don't. Not really. Actually, I am one of the loneliest people on this earth. I cry sometimes, because it hurts. It does. To be honest, I guess you could say that it hurts to be me.

"Just because you read it in a magazine or see it on a TV screen doesn't make it factual. To buy it is to feed it." - about tabloid magazines.
"You ain't seen nothing yet, and the best is yet to come." (1999)

I just want to say to fans in every corner of the earth, every nationality, every race, every language: I love you from the bottom of my heart. I would love your prayers and your goodwill, and please be patient and be with me and believe in me because I am completely, completely innocent. But please know a lot of conspiracy is going on as we speak.

uma árvore musical

Concebida por Mike Tonkin e Anna Liu, esta escultura é feita de 1000 tubos galvanizados que, quando percorridos pelo vento, actuam como flautas.
Esta árvore metálica produz notas e acordes que variam com a intensidade e direcção do vento, fazendo com que a música aleatória desta escultura alcance quilómetros na paisagem inglesa, perto da cidade de Burnley.
Um verdadeiro monumento...

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Charles Chaplin

Pensamos em demasia e sentimos bem pouco, mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

Biografia
Charles Spencer Chaplin nasceu no dia 16 de abril de 1889 às 20 horas, em um subúrbio de Londres. Sua mãe, Lili Harley, era atriz de comédia. Seu pai, também artista do music-hall, abandonou a família quando Charles ainda era pequeno. Um grave problema de laringite acabou com a carreira da jovem Lili Harley, obrigando Charles Chaplin a debutar artisticamente com apenas cinco anos de idade.
O teatro, muito freqüentado por soldados, não era propriamente um local "selectivo", mas foi onde o pequeno Chaplin pôde demonstrar pela primeira vez o seu grande talento para a interpretação.
Os primeiros anos da vida de Chaplin se passaram em orfanatos, e foi neles onde Chaplin encontrou todos os elementos que utilizaria mais tarde nos roteiros dos filmes que dirigiu e interpretou. Essa primeira etapa da sua vida não tinha o humor nem a ironia com a qual o cineasta sensibilizou o público do mundo inteiro.Felizmente, Chaplin acabou construindo a sua vida com a única coisa positiva que poderia ter herdado da sua família: a paixão pelo teatro. Graças a seu pai, comemorou o seu oitavo aniversário contratado por uma companhia de bailarinos chamada Eight Lancashire Lads. Pouco depois, a morte de seu pai e a internação da sua mãe em um sanatório marcariam a vida de Chaplin profundamente. Nessa época assinou seu primeiro contrato estável como ator, interpretando um mensageiro em uma versão de Sherlock Holmes. Com esse trabalho, melhorou sua situação financeira. Nesse mesmo ano conseguiu um emprego no Circo Casey, onde pôde desenvolver as suas habilidades cômicas. Já na primeira apresentação, conseguiu arrancar sonoras gargalhadas do público pela maneira desesperada com a qual recolhia as moedas atiradas à arena. O adolescente Chaplin conseguiu um lugar na companhia do acrobata Fred Karno, apresentado por seu irmão Sidney. Karno, que fazia sucesso com espetáculos de mímica, chegou a ter cinco companhias, apresentando-se em todas simultaneamente. Chaplin rapidamente superou o artista Harry Weldon, com quem dividia o número e, em 1909, teve a sua primeira temporada em Paris.


Pensamento
"Se tivesse acreditadona minha brincadeirade dizer verdades teriaouvido verdades queteimo em dizer brincando,falei muitas vezes como um palhaçomas jamais duvidei dasinceridade da platéiaque sorria."


Chegando em Paris, conheceu os favores das prostitutas, e a cidade onde os irmãos Lumiére, George Méliés e Max Linder fizeram nascer a magia do cinematógrafo. Anos mais tarde, Max Linder diria: "Chaplin teve a gentileza de me confessar que os meus filmes o levaram a fazer os seus próprios filmes. Chamou-me de mestre, mas fui eu que tive o prazer de aprender com ele". Naquela época, o mundo das imagens animadas ainda lutava para conseguir uma linguagem própria e um reconhecimento social.
Depois de outra turnê pelo norte da Inglaterra, Karno ascendeu Chaplin a primeiro ator das representações que a companhia faria nos Estados Unidos, em 1910. Toronto e Nova Iorque foram as primeiras paradas desta turnê, antes de prosseguir para o oeste. A Broadway não assimilou o humor inglês, mas Chaplin chamou a atenção de alguns jornais e de um jovem espectador, que nessa época trabalhava para o cinema; era Mack Sennett, que voltaria a encontrar Chaplin dois anos mais tarde, em uma nova turnê pelos Estados Unidos.
Enquanto estava na Filadélfia, em 1913, Chaplin recebeu um telegrama pedindo-lhe que fosse até um escritório no centro da Broadway. Ali funcionava a sede da Keystone Comedy Film Company, onde lhe ofereceram um salário de 150 dólares para que fizesse três filmes por semana. Depois de algumas negociações, Chaplin acabou aceitando o trabalho e, ao chegar em Los Angeles, reencontrou Mack Sennett, que seria seu novo chefe.
in

10 vantagens do homem feio


1. Não somos enganados
Jamais uma viúva negra poderá nos dar o golpe. Nós feios temos um radar. Se alguma menina linda quiser ficar com um de nós e, em seguida, desejar ir para nossa casa, isso significa que algo está errado.
2. Ninguém nos acusa
Nenhuma pessoa irá nos acusar de assédio sexual no trabalho. Isso é certo devido a lógica das circunstâncias.
3. Ninguém duvida de nossas capacidades
As mulheres lindas são acusadas de saírem com os chefes para conseguirem escalar posições. Mas, se um feio “subir” na carreira, ninguém irá duvidar de sua capacidade para tal posto.
4. Livre de extorsão
Muitos homens acabam pobres depois de se envolverem em um relacionamento. Impossível que a mesma situação ocorra com um feio. Ninguém vai querer se “arriscar” tanto.
5. Somos incomparáveis
Não precisamos vencer o fantasma do corpo perfeito, pois ninguém irá se comparar conosco.
6. Amor honesto
Depois de superar a primeira impressão, as brincadeiras e tudo mais, se alguém ficar apaixonado por um feio, pode ter certeza que este é o amor mais honesto de todos.
7. Não esperamos na porta
Não precisamos esperar para entrar em um boliche, por exemplo. Nenhum segurança quer nos ter como companhia, eles logo nos mandam entrar.
8. Somos atendidos rapidamente
Não sofremos com a burocracia estatal ou privada. Tal como vemos no item anterior, as pessoas nos atendem muito rápido.
9. Podemos economizar
Se pararmos de brigar frente ao espelho e atirarmos a balança pela janela, terminamos com a angustia e economizamos uma grana.
10. Salvamos o planeta
Os feios merecem o Prêmio Nobel da Paz. Dizem que aos 11 anos desapareci de casa e fui abduzido. Os extraterrestres me analisaram e disseram: “Se os humanos são assim, melhor pararmos de nos contagiar. Não convém invadir o planeta Terra”. Nós salvamos a humanidade.
Fonte: Terra