segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Abertura de luxo com empate amargo

Começou a mais importante competição do futebol africano. Pela primeira vez um pais lusófono teve a honra de organizar a CAN. Gala de abertura de grande nível como raramente se viu em África. O continente africano têm razões de estar orgulhoso. Angola de parabéns.
O jogo de abertura também não defraudou as expectativas. Angola e Mali deram o pontapé de saída. E milhões de espectadores tiveram o prémio de assistir a um inacreditável e pouco habitual resulltado de 4-4. Oito golos num só jogo é sempre sinónimo de alegria, espectáculo e emoção. E dramatismo também.
JOGADOR
Este primeiro jogo da CAN mostrou-nos uma série de bons jogadores que merecem destaque de quadro de honra. Sobretudo Gilberto, Flávio e Djalma por Angola e o barcelonês Keita, o homem da reviravolta, o sevilhano Kanouté, o melhor golo do encontro, e o madrileno Diarra, o líder da equipa.
Mas a minha figura é MABINÀ (21). Este lateral direito angolano foi a principal arma de sucesso da equipa na construção do resultado histórico. Com as constantes acções ofensivas, Mabiná conseguiu confundir por completo a estratégia defensiva dos malianos. Um dos principais trunfos de Manuel José. Os preciosos centros para os dois primeiros golos angolanos foram decisivos. Mas não nos podemos esquecer um rol de boas jogadas que galvanizaram a equipa. Deu sempre muita profundidade ao jogo angolano. Revelou igualmente uma excelente técnica individual.
by NORTON DE MATOS

Adeus Togo, olá anjinhos!

A comitiva do Togo optou por rumar a casa, depois dos trágicos acontecimentos que afetaram o grupo ainda antes do arranque da Taça das Nações Africanas 2010. Muitos dirão que venceu o terrorismo, que logrou afetar de forma cruel mais um grande evento desportivo. É uma ideia ajustada, contudo, por mais forte que o espírito humano seja, depois de verem camaradas perecer às balas inimigas, nada mais havia a fazer. O incrível terror pelo qual passaram jogadores, técnicos, dirigentes e restantes membros do staff togolês, não permitiu mais e todos temos de respeitar esta decisão.
Agora que a poeira vai assentar, é importante para todos os grandes lideres do futebol mundial pensar que em breve as atenções estarão centradas no Mundial da África do Sul. O continente negro vai organizar o grande certame e é sabido que em termos de infraestruturas, segurança e mesmo cultura desportiva, este é um terreno fértil para este tipo de acontecimentos. A FIFA arriscou muito e poderá lamentar das decisões tomadas, faz parte da aprendizagem de todos os que andam nesta Terra, mas convém que vidas inocentes não se percam pelo caminho...
PS - Angola foi humilhada em casa e depois de estar a vencer por 4-0, deixou-se empatar. Manuel José, timoneiro dos Palancas Negras, chamou os pupilos de "anjinhos". O treinador português é um homem forte e, apesar do mau início, terá a arte e o engenho de puxar as orelhas aos atletas, faze-los meditar sobre o que falhou e ainda mostrar muito nesta competição. Acredito que ainda podem ser diabos vigorosos!
by JOÃO SEIXAS