sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Êxito econômico do Dubai esconde sistema de trabalho forçado

Frustrado com suas dificuldades de comunicação verbal, um dos trabalhadores indianos que relatou as suas experiências no Dubai a frente da unidade 32 do acampamento de expatriados de Sonapur, escreveu:
"Dubai Mall, maior centro comercial do mundo. Ao lado de Burj Dubai, o edifício mais alto do mundo... 468".
Ele não se referia aos metros já construídos do enorme arranha-céu de Dubai (já são 640), mas sim ao salário de um operário da construção: 468 dirhams, o equivalente a 90 euros por mês, sem incluir horas extras.
Um operário da empresa emirado-britânica Dutco Balfour Beatty, que administra a obra do Dubai Mall diz que o vale alimentação é no valor de 75 dirhams (14 euros).
Para os operários isso deve durar o mês todo!", disse, revelando que desconhece o outro Dubai, o de David Beckham e Posh Spice, e o suntuoso hotel Burj Al Arab, onde um robalo ao champanhe custa 360 dirhams.
As megatendências da economia mundial convergiram em Sonapur, um conjunto imenso de barracões no deserto, a 30 KM do centro do Dubai onde cerca de 150 mil trabalhadores da Índia, Paquistão e Bangladesh se acomodam em dormitórios colectivos. O barril de petróleo a 130 dólares transformou Dubai e Abu Dhabi em pólos da construção, gerando emprego para cerca de 700 mil imigrantes. Mas a desvalorização do dólar - e do dirham, que oscila de acordo com a moeda americana - reduziu em 10% ou mais as remessas enviadas aos seus familiares. O encarecimento dos alimentos básicos dizima o seu poder aquisitivo.
Em Sonapur - que significa cidade do ouro em hindu, mas que estava parcialmente inundada por um charco pestilento de esgoto durante a nossa visita -, o golpe econômico triplo se soma às marcas peculiares do feudalismo pós-moderno dos Emirados. Marcas que negam o direito de formar um sindicato, de fazer greve ou de mudar de empresa. "Quero sair da companhia, mas eles têm o meu passaporte", disse Rajashwar, de 39 anos, eletricista de Madras.
Ao assinar um contrato de trabalho, o imigrante quase sempre entrega o seu passaporte à empresa e não pode recuperá-lo até que termine o contrato, em geral depois de dois anos.
Muitos trabalhadores endividados para pagar sua passagem e documentação - e que chegam a dever até 3 mil dólares para traficantes - são, além disso, vítimas das empresas que com freqüência atrasam os pagamentos. Ilhados nos acampamentos, sem transporte público, os trabalhadores só vêem as duas metrópoles do petrodólar do alto dos andaimes.
"Os táxis não param aqui", diz Yooosaf, paquistanês que é funcionário de armazém, cuja unidade está inundada. Indianos, paquistaneses e bengalis constituem quase 50% da população dos Emirados. É uma situação desoladora. Mas na Índia e no Paquistão suas famílias têm problemas piores.
O Banco Asiático de Desenvolvimento calcula que a cada aumento de 10% no preço dos alimentos básicos - sobretudo do arroz - agrega sete ou oito milhões aos 30 milhões de pobres do Paquistão. Por isso, os trabalhadores mandam o restante dos salários às suas famílias, tirando o que gastam com comida e transporte. Os paradoxos se multiplicam em Sonapur.
O motivo da imigração é a crise rural na Índia, resultante do aumento dos preços dos pesticidas que dispararam com a subida do petróleo. Essa crise causou uma epidemia de suicídios de camponeses (que ingerem pesticidas para se matar). O suicídio se transferiu para acampamentos como Sonapur. O consulado indiano crê que a cada quatro dias um imigrante se suicide.
O êxito da petroeconomia dos Emirados esconde do mundo um sistema de trabalho "com características de escravidão", diz Nick McGeehan, da ONG Mafiwasta, especializada em abusos aos trabalhadores nos Emirados. Multinacionais respeitáveis que operam no Dubai são responsáveis por esses abusos. Cada vez há mais protestos. No ano passado, um grupo de trabalhadores fechou a ponte de acesso a Dubai por duas horas. Em março, cerca de 1,5 mil trabalhadores atearam fogo ao autocarro da construtora norte-americana Drake & Skulle e 2,5 mil trabalhadores que construíam a torre Burj Dubai fizeram greve.
Outros consideram deixar o país se as autoridades permitirem. Uma saída em massa de imigrantes criaria problemas para os Emirados. O governo anunciou reformas que permitiriam alguns direitos sindicais. Mas McGeehan diz que "há um abismo gigantesco entre a retórica e a realidade". A esse ponto, as construtoras ocidentais que lucram bastante no Golfo já se acostumaram ao modelo Dubai. Elas registram aumentos fabulosos de benefícios: Balfour Beatty teve lucros de 48% em 2007; a matriz da Drake and Scull Emcor, 186%.
Ante à perspectiva de uma nova lei que proíbe que os operários trabalhem nas horas de sol forte - a mais de 50 graus -, a companhia européia Jan de Nul, que participa do megaprojecto da Saadiyat Island em Abu Dhabi (com os arquitectos Frank Gehry, Jean Nouvel ou Norman Foster), pediu uma isenção "para terminar a obra de acordo com o cronograma, para o bem do turismo e de Abu Dhabi".
by Andy Robinson
Tradução: Eloise De Vylder

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

The popcorn effect

Hoje numa conversa com uns amigos a hora do almoço fiquei familiarizado com um termo novo... O efeito pipoca nas mulheres...
Para muitos é um fenómeno engraçado, para outros uma tristeza muito grande...

Eu explico,

Na generalidade a fase de maturidade do ego feminino é muito curta isso por causa do efeito pipoca causado pelo desleixo ou desinteresse pelo jogo de sedução... Então em Àfrica, a pipoca parece ser ainda mais sensível ao calor....

NS