sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O mundo impressionante do petróleo

Com crise ou sem crise o petróleo é a principal fonte de energia do mundo. Junto com o gás natural, na verdade um subproduto da indústria do petróleo, ele alimenta mais de 60% das necessidades energéticas das economias industriais. Apesar do enorme esforço científico e tecnológico desenvolvido nos últimos 30 anos para encontrar fontes alternativas, ainda não foi encontrada fonte de energia, com custos comparáveis ao petróleo, que possa substituí-lo.
N.S

For life in the yard the safety is priority


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

tautologia

Você sabe o que é tautologia? É o termo usado para definir um dos vícios de linguagem.
Consiste na repetição de uma ideia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'.
Mas há outros, como você pode ver na lista a seguir:
- elo de ligação
- acabamento final
- certeza absoluta
- quantia exacta
- nos dias 8, 9 e 10, inclusive
- juntamente com
- expressamente proibido
- em duas metades iguais
- sintomas indicativos
- há anos atrás
- vereador da cidade
- outra alternativa
- detalhes minuciosos
- a razão é porque
- anexo junto à carta
- de sua livre escolha
- superávit livre muito positivo
- todos foram unânimes
- conviver junto- fato real
- encarar de frente
- multidão de pessoas
- amanhecer o dia
- criação nova
- retornar de novo
- empréstimo temporário
- surpresa inesperada
- escolha opcional
- planejar antecipadamente
- abertura inaugural
- continua a permanecer
- a última versão definitiva
- possivelmente poderá ocorrer
- comparecer em pessoa
- gritar bem alto
- propriedade característica
- demasiadamente excessivo
- a seu critério pessoal
- exceder em muito.
- opção de escolha.
Note que todas essas repetições são dispensáveis. Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não.
Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia.

Propriedades da Banana

Banana
Depois de ler isto, tu nunca mais vai olhar para uma banana da mesma maneira. Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras a banana dá-te uma reserva instantânea de energia. Pesquisas provam que somente 2 bananas dão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana nos traz, ela ajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças.
Depressão
De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina,substância que se sabe que ajuda a relaxar e te faz sentir melhor.Anemia
Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobinas e ajudam em caso de anemia.
Tensão Arterial
Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para descer a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.
Cérebro
200 estudantes comeram uma banana ao pequeno-almoço, ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.Obstipação
Rica em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.
Dor de Cabeça
Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema. Cansaço Matinal
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
Picadas de Insectos
Quando fores picado por um insecto, experimenta esfregar a zona afectada com a parte de dentro de uma casca de banana. Verás como a irritação vai acalmar. Nervos
Bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como a banana. Úlceras
A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago. Controlo de temperatura
Muitas culturas vêm a banana como um fruto 'calmante' porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito as mulheres grávidas comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasce com a temperatura correcta.
Fumar
As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina. Stress
O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigénio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos 'stressados' o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.
Cortes
De acordo com o 'New England Journal of Medicine', comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%!Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Acrescentado só uma coisinha, a banana ajuda a ajustar o organismo no chamado 'jet leg'. Para quem viaja de um continente para outro com muitas horas de diferença do fuso horário, comendo bananas, devido as propriedades do potássio, o organismo consegue ajustar mais depressa ao novo horário.
Comparando-a com a maçã, tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.

Bom Apetite,
Paulo Felizardo

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sublime Mantorras

DE OLHOS NA BOLA
São jogadores como Mantorras que elevam o futebol acima de qualquer mera atividade desportiva. Comparável a uma entrada de Mantorras na relva da Luz, quando o Benfica teima em não marcar, só os últimos metros do pique da águia "Vitória" sobre a carne crua. Bruá tribal que arrepia e motiva. "Vitória" abate-se sobre a presa; Mantorras caça como felino velho, cheio de manhas.
Inesquecível aquele momento em que a bola sobe na área e escolhe descer para um espaço que Mantorras conquistou e guarda por instinto. Aquele remate simples, lapidar, que contorna o guarda-redes e se cola à rede como um ponto final. Enlevo de magia.
Mantorras coxeia. Mantorras passou ao lado de uma grande carreira. Mas não passa ao lado de grandes momentos. Depois das lesões, operações e más recuperações, a continuidade de Mantorras no Benfica é uma teimosia de Luís Filipe Vieira.
Todo ele, Mantorras, é uma teimosia, é poesia, que insiste em correr e rematar para desmentir as leis do físico, por conhecer de cor, em sublimes lampejos, as da física. O resto é sorte. A sorte de estar no sítio certo. Que exige muito sacrifício e trabalho.
Para poder correr, Mantorras precisa de sofrer e trabalhar muito mais do que qualquer colega. Só com muito esforço de musculação no ginásio aquele joelho massacrado deixa mudar de velocidade e suporta o peso numa viragem ou drible.
Mantorras é já mais uma lenda africana. E depois do último jogo parece também imprescindível nos convocados de Quique, caso este aspire a ser campeão. Claro que nem sempre Mantorras fará milagres, mas com ele no banco o Benfica regressa a uma dimensão mística que o entra e sai de jogadores tem arredado há muito.
by: OCTÁVIO RIBEIRO

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

KOTA TOTÉ

No interior do Cazenga, dois homens entram numa cubata de chapa a arrastarem um jovem pelos braços.
Dentro da cubata estava o Kota Toté, um Kota muito big, quase 2 metros de altura com uma camisola parte-os-cornos bem apertada, a limpar as unhas com uma catana.
Os homens dirigem-se em direcção do Kota Toté e dizem:- Kota Toté, o chefe mandou enrrabar esse gajo, para ele aprender a não se armar em vivo com o pessoal do bairro.- Podem deixar o gajo aí no cantinho que eu cuido dele daqui a pouco – respondeu o Kota Toté.
Quando os dois homens saem, o jovem diz:- Mó Kota, Kota Toté, por favor não faz só isso comigo. Imagina só, depois do Kota me enrrabar o cú vai ficar todo dorido, vou ficar psicologicamente em baixo, a minha vida vai acabar, vão falar de mim, minha masculinidade vai ficar afectada.
Por favor, não faça isso comigo, se quiseres até podes me bater, mas o meu cú não, por favor.- Cala a boca e fica quieto aí, se não quiseres que comece já agora!
Pouco depois, entram de novo os dois homens a arrastarem outro jovem:- Kota Toté, esse aqui o chefe mandou cortar as duas mãos e furar osolhos, para ele aprender a não assaltar aqui na nossa área.- Deixa ele aí que eu já resolvo. – responde o Kota Toté com a sua voz grossa.
Em seguida chega outro pobre coitado arrastado:- Kota Toté, o chefe disse para cortar o caralho e a língua desse gajo para ele aprender a não se meter com mais nenhuma mulher daqui da zona!- Põe o desgraçado ali no canto com os outros dois, só falta limpar 2 unhas – responde o Kota Toté.
Nisso, o primeiro jovem que chegou arrastado diz em voz baixa:- Kota Toté, com todo respeito e sem querer atrapalhar a sua higiene pessoal, queria só fazer lembrar e pró Kota não se confundir:
O do cu sou eu, yá...?!?

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Santorras

ANGOLANO É ALTERNATIVA CHEIA DE MÍSTICA
Se fosse um caso da esfera religiosa, há muito que algumas vozes teriam exigido a sua beatificação. Não haverá qualquer poder divino, mas as entradas de Pedro Mantorras em campo, ainda que cada vez mais fugazes, assemelham-se a um acontecimento raro que se deixa envolver por uma magia especial.
Uma magia africana que, quase um ano depois de ter marcado ao Getafe, para a Taça UEFA, na Luz, voltou a pronunciar golo com a alegria tantas vezes contida.
Esta não é a primeira vez que Pedro Mantorras, um jovem de 26 anos, faz uma desfeita ao Rio Ave. Em março, há quase três anos, o internacional angolano marcou o golo solitário do Benfica em Vila Conde, precisando apenas de sete minutos para o fazer – ontem, uma vez mais solução, não esperou mais de quatro.
Ainda no mesmo ano, Mantorras conseguiu marcar o golo mais rápido na Luz, numa das derradeiras jornadas. Foi ao Boavista. O africano entrou aos 80 e dois minutos depois marcava para os encarnados.
O último golo de Mantorras, esta época mais mediático devido à componente social, em jogos da Liga, foi ao V. Setúbal, há mais de um ano. O Benfica empatou a um golo e o ponta-de-lança não esteve mais de três minutos em campo até marcar. Um golo que seria o único em toda a época na Liga.
Pedro Mantorras marcou 12 golos nestas circunstâncias, num total de 28 pelo Benfica, o que corresponde a quase metade. Significativo é também o facto de os golos serem todos marcados entre dezembro (apenas um) e maio.
in record.pt

Mantorras, o melhor coxo do mundo

Olha lá ganhamos mais um jogo, “diz o cota na rua”… por 1 – 0 nos minutos finais, com um golo arrancado a ferros… com o Benfica a jogar muito mal… Lá vem ao de cima o jogador talismã, o jogador que faz o publico explodir em delírio quando vai para o aquecimento, e faz explodir ainda mais quando o chamam para entrar, e as vezes esse mesmo publico explode muito mais se para entrar o mantorras sai o nulo gomes. Ontem (31-01-09), quando o Quique chamou o angolano, foi a mesma história, os adeptos explodiram de alegria, parecia o prenúncio do que vinha a acontecer 3 minutos depois… Não é que o gajo marcou mesmo… Jogará com feitiço? Será da motivação que ele ganha com a satisfação notória dos adeptos? Não sei, mas as coisas realmente acontecem com o torras em campo, ele acaba por em 3 minutos de jogo fazer o que outros não fazem em 70… E acaba por ser a alegria dos adeptos, alias de todos a volta do futebol, porque esta semana de certeza os jornais desportivos vão vender a pala do mantorras, como diz um amigo meu “só comprei uma vez nos 7 anos que vivi em Portugal um jornal desportivo e foi porque vi o mantorras na primeira página”.

O relatório do record foi o seguinte:

70' - Golo do Benfica.Cardozo ganha de cabeça dentro da área e a bola sobra para MANTORRAS, que ilude o marcador directo e remata para o fundo da baliza à entrada da pequena área.

67' - SUBSTITUIÇÃO NO BENFICA. Sai Nuno Gomes e entra MANTORRAS. O público aplaude. É a estreia do angolano esta época - há dois meses, foi convocado para o encontro com o V. Setúbal, mas não foi utilizado.

3 minutos… apenas 3 minutos, é muita fruta. Eu não caio na euforia dos adeptos e direcção do slb de que o mantorras é novo eusébio, vale 30 milhões, mantorras e mais dez… Mas, o gajo de facto tem uma estrelinha.

N.S