quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Conceito de "Actividade Económica" by Ernâni Lopes

(...)

Ernâni Lopes :

Finalmente agora o mais importante, o modo .. A vida real, qd falamos de situação hoje, daqui a 50 anos ou há 30 anos ou há 100, a vida real em profundidade, o modo, assenta em 2 grandes blocos :


1º - Valores , atitudes, padrões de comportamento.

2º - Credibilidade - Não há política, nem economia, muito menos Finanças sem credibilidade , pode haver cultivo de cebolas ou batatas , a mãe natureza não discute isso a cebola nasce na mesma, não pode haver actividade política, actividade económica, actividade financeira, por isso responsáveis de política, de economia , de finanças sem credibilidade não são responsáveis, são irresponsáveis. Para chegar a esse ponto eu creio que vale a pena gastarmos 1 minuto com irmos ao fundo do conceito de Actividade Económica.

Conceito de "Actividade Económica"

Preços e Mercados

Fluxos de Informação

Jogo de Poder

Valores / Atitudes / Padrões de Comportamento

Inteligência / Vontade /Energia

Este quadro é uma tentativa de pura e simplesmente organizar o que está dentro, não é a vista, na borbulha do dia-a-dia, é dentro do conceito de actividade económica estão 5 camadas.

A primeira que se vê, a mais superficial, que é uma verdadeira pele da maçã é claro Preços e Mercados. Claro que Economia é Preços e Mercados , agora é muitíssimo mais do que isso e um dos nossos erros é pensar que economia é apenas Preços e Mercados e Mercados e Preços . Tb é.

Logo a seguir há uma segunda camada q já não se vê mas que é potentíssima na Economia, é que o sistema económico é um conjunto gigantesco de fluxos de informação. Por debaixo do dia-a-dia da Economia e de que maneira é assim nas Bolsas por exemplo a Economia é um gigantesco sistema mundial de fluxos de informação .

A terceira camada está presente sempre, sempre, desde o quadro internacional global até ao trivial de uma pequena loja na esquina da estrada , é um power game, é um jogo de poder, onde há economia há um jogo de poder.

A quarta camada é de longe e permita-me que diga sublinhando é de longe onde tudo se joga.

A quarta camada do conceito de Actividade Económica é o conjunto de Valores / Atitudes / Padrões de Comportamento que marcam uma determinada Sociedade ou uma determinada pessoa. Tudo sai desta 4ª camada , o significado deste triângulo é ser a ponta de uma seta, a seta lê-se de baixo para cima

Se os Valores, Atitudes e Padrões de Comportamento são de laxismo, de desonestidade de aldrabice de mandriice Ouçam não há Taxa de Juro que chegue É UMA MENTIRA , A Economia não se faz com medidas superficiais apenas, faz-se com seres humanos e organizações humanas e por isso o que eu gostava de pedir aos três e através de nós os quatro pedir a todos os telespectadores , a todos os portugueses é: ATENÇÃO à quarta camada . A quarta camada é o verdadeiramente decisivo em Economia Valores , Atitudes e Padrões de Comportamento e isto tem uma aplicação prática imediata - o que é que nós ensinamos aos nossos filhos , nós ensinamos aos nossos filhos que quanto mais aldrabões e mais desenrascados e mais espertotes, chicos-espertos melhor é isso que faz a carreira das pessoas . FAZ UMA CARREIRA DE ALDRABÕES NÂO FAZ UMA CARREIRA DE GENTE HONESTA .

Reparem, os Valores ninguém nasce com eles aprendidos. Ninguém. Todos aprendemos ao longo da Vida com os Pais, com a Escola, antigamente com o Serviço Militar obrigatório (resolvemos acabar com ele) com o dia-a-dia da Vida quais são os Valores que nos moldam e a pergunta que temos de pôr é se os valores que moldam as nossas crianças são a GOLPADA permanente ou são o Trabalho sério , esta escolha que é feita por milhões de Portugueses sem votar, Escolhem, Escolhem como ?? Actuando em casa ,esta escolha condiciona a Vida de Economia Portuguesa , não é exagero dizer que condiciona o comportamento do PIB. O PIB é um resultado final de milhões de decisões e esta está na base de tudo ...

Peço a vossa compreensão da dureza do que vou dizer.

O único problema é que a dureza não é minha a dureza é da realidade pura e simplesmente.

...
Neste momento o que Portugal deve, temos de nos bater por isso, o que Portugal deve fazer é aquilo a que eu chamo o "Onde Está < --- > Pôr"

onde está Facilitismo pôr Excelência, onde está vulgaridade pôr Excelência, onde está moleza pôr Dureza, onde está golpada pôr Seriedade, onde está videirismo, aquela coisa ordinária da Golpadazeca e tal para fazer carreira pôr Honra . Temos de cultivar a Honra , não dá dinheiro dá Vida, dá Conteúdo Interior.

Onde está Mandriice pôr Trabalho, ensinar as pessoas que o Trabalho é um componente decisivo da Vida do Ser Humano, é um Componente de Realização e onde está tanta Aldrabice pôr Honestidade.

Se não ensinarmos isto aos nossos filhos não vale a pena perder tempo a fazer medidas de pormenor de Política Monetária . E isto ou se ensina ou não se sabe. Oh Mário Crespo é tão simples como isso . A Quarta Camada tem este conteudo .

A quinta Camada não vale a pena agora trabalharmos , deixo para os psicólogos e Médicos , para os Neurologistas, é Inteligência/Vontade/Energia e eu aí costumo dizer quem tem, tem , quem não tem, não tem , vamos ver ... mas claro que é uma quinta camada praticamente incompressível que é um dado da Vida portanto repare qd me perguntam como é que é a situação actual a Chave a médio /Longo Prazo em termos do modo é Valores, Atitudes e Padrões de Comportamento .

Mário Crespo : Há um elemento que é fascinante de seguir uma síntese destas. Há um elemento que assusta imenso. E que Isto é uma mudança completa de Paradigmas naqueles que nós estamos habituados a funcionar neste país , ou a aceitar ou a tolerar ou a não combater ou em muitos casos associarmo-nos a isso , não é ?

Ernâni Lopes : Desculpe, eu não tenho nada essa noção . Isto é Pura e Simplesmente EDUCAR BEM PONTO .

Medina Carreira: Eu diria que estes valores que o Ernâni sublinha são óbvios, simplesmente para isto produzir resultados numa sociedade que os que prosperam são aldrabões, são mentirosos , são preguiçosos, andam a dizer mentiras a toda a hora . Este é o exemplo dos Prósperos em Portugal . Mesmo qd são pessoas com algum peso social , e estes depoimentos nestas comissões de inquérito se não tiveram outro mérito é realmente ver pessoas a quem nós tirávamos normalmente o chapéu claramente a mentir em tudo o que dizem. Mas esses são os Prósperos, os Grandes Gestores, as Grandes Personalidades da nossa sociedade actual e é muito difícil inculcar no espírito de um jovem de 17 ou 18 anos de idade que é melhor ser assim, assim e assado qd ele diz : "Ah mas as grandes personalidades deste país são o oposto "

Ernâni Lopes : Tanto pior para eles

Medina Carreira: Sim, sim, tanto pior para eles ...

(...)