quinta-feira, 10 de julho de 2008

A conversa do copo

Sábado vou sentar com uns cambas e pôr a conversa em dia… Aproveitamos e vemos o jogo das estrelas, as estrelas francesas que brilharam no mundial de 98 e no Euro de 2000… Bem a nossa sentada não se vai resumir a isso, alias quando vemos os jogos nas sentadas não vemos o jogo no seu todo, limitamos a olhar para os highlights, e esperar que uma das duas equipas em campo marque. Isso porque alguém decide falar e falar a toa, faz parte da sentada… Há gajos que dizem merda, dizem mesmo... Mas é suportável, até porque faz parte da sentada, na conversa do copo temos de dizer mesmo merda… Mas para mim o que deixa de fazer parte dessa sentada é falar de alguém que comprou isto ou aquilo, anda com este ou aquele carro...shit, shiiiiiiiiit para o materialismo idolatrado, detesto isso… Nessas horas estou sempre atendo aos jornalistas que para compensar a shit da sentada estão a falar de algo relevante, tipo “David Trezeguet anunciou que não volta a defender as cores da França e justifica o adeus com a «continuidade de Domenech» e o «mau Europeu» ou Francês Dugarry revela proposta do Benfica e pendura as botas...” é a minha opção radical para não dizer CALA-TE ao gajo que comanda na altura a conversa do copo, e que infelizmente consegue captar grande parte dos ocupantes da sentada… O final é feliz quando aquele amigo que partilha a minha opinião diz-me baixinho, vamos discutir as ideias não as pessoas e os seus bens… that´s right open mind, well come to the lucid world.
N.S

A origem de @ (arroba)

Na idade média os livros eram escritos à mão pelos copistas. Precursores da taquigrafia, os copistas simplificavam o trabalho substituindo letras, palavras e nomes próprios, por símbolos, sinais e abreviaturas. Não era por economia de esforço nem para o trabalho ser mais rápido. O motivo era de ordem económica: a tinta e o papel eram valiosíssimos.
Foi assim que surgiu o til (~), para substituir uma letra (um 'm'ou um 'n') que nasalizava a vogal anterior. Um til é um enezinho sobre a Letra. O nome espanhol Francisco, que também era grafado 'Phrancisco', ficou com a abreviatura 'Phco' e 'Pco'. Daí que foi fácil o nome Francisco ganhar em espanhol o diminutivo Paco.
Já para substituir a palavra latina 'et' ('e'), os copistas criaram um símbolo que é o resultado do entrelaçamento dessas duas letras: &. Esse sinal é popularmente conhecido como ' e' comercial e, em inglês, tem o nome de ampersand, que vem do 'and' ('e' em inglês) + 'per se' (do latim 'por si') + 'and'. Com o mesmo recurso do entrelaçamento de letras, os copistas criaram o símbolo @ para substituir a preposição latina 'ad', que tinha, entre outros, o sentido de 'casa de'.
Veio a imprensa, foram-se os copistas, Mas os símbolos @ e & continuaram a ser usados nos livros de contabilidade. O @ aparecia entre o número de unidades da mercadoria e o preço; por exemplo, o registo contabilístico '10@£3' significava '10 unidades ao preço de 3 libras cada uma'. Nessa época o símbolo @ já ficou conhecido como, em inglês, 'at' ('a' ou 'em').




Os Copistas medievais e o século XXI. Cultura e curiosidades...

Pensamento de Voltaire

" É triste não ter amigos?
Ainda mais triste é não ter inimigos!
Porque, quem não tem inimigos, é sinal que não tem:
- Nem talento que faça sombra,
- Nem carácter que impressione,
- Nem coragem para que o temam,
- Nem honra contra a qual murmurem,
- Nem bens que lhe cobicem,
- Nem coisa alguma que lhe invejem..."

(Voltaire)

MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE

Não sei se isto corresponde à verdade ou não, mas cá vai:
O grande poeta MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE, quando , um dia, ao entrar enganado num quarto de hotel onde estava hospedado, viu umas lésbicas...
Saíram-lhe imediatamente os seguintes versos:

MENINAS QUE SOIS TÃO BOAS,
PORQUE ESTAIS A FAZER ISSO?
POR QUE COMEIS PÃO COM PÃO,
SE É TÃO BOM PÃO COM CHOURIÇO?

Birth control

PS: Os Chineses já tem um idéia de como reduzir a taxa de natalidade.. ehheheh

Horóscopo (O que nenhum tarógolo teve a coragem de dizer até hoje)

Carneiro (21 de mar a 20 abr)
Você acha-se muito honesto, integro, independente e poderoso.... bem, isso é o que você acha. Você adora mandar e por tudo a "ferver", desde que seja à sua maneira, nem que seja à porrada. Você não consegue influenciar ninguém, apesar de estar sempre a tentar exibir o seu poder. Os arianos são ótimos juízes, pastores evangélicos e lutadores de jiu-jitsu.
Touro (21 abr a 20 mai)
Você tem uma enorme determinação e trabalha como um condenado. A maioria das pessoas pensa que você é um forreta e um cabeça-dura e estão certas. A sua persistência faz de si um puta de um chato. Você é guloso, adora a natureza, o belo e ser amado. Taurinos são bons triatletas, vendedores de enciclopédias e decoradores.
Gémeos (21 mai a 20 jun)
Você é comunicativo, curioso, bem humorado, inteligente e tem mesmo duas caras. A sua inconstância e preguiça fazem de si um manipulador de primeira categoria. Você não quer saber do que os outros sentem. Geminianos costumam ser muito bem sucedidos na política, no circo e na telenovela do horário nobre.
Caranguejo (21 jun a 20 jul)
Você é solitário, defensivo e compreensivo com os problemas das outras pessoas, o que faz de você um maluco. Você acha-se azarado e mal amado. A sua compaixão, sensibilidade e emotividade fazem do homem de caranguejo um belo de um paneleiro. Os cancerianos são ótimos cabeleireiros, melhores amigas e leitores de romances.
Leão (21 jul a 20 ago)
Você considera-se um líder natural. Os outros acham-no um idiota completo. Você é vaidoso, arrogante, orgulhoso e impaciente, pensa em si como se fosse a última coca-cola fresca do deserto e costuma lidar com as críticas à base do murro e do pontapé. Os leoninos são excelentes polícias de trânsito, ditadores e emergentes.
Virgem (21 de ago a 20 set)
Você é do tipo lógico, trabalhador, analítico, tímido e odeia desordem. A sua atitude detalhista e organizada é absolutamente enjoativa para seus amigos e colegas de trabalho. Você é frio, não tem emoções e freqüentemente adormece enquanto faz amor. Virginianos dão óptimos revisores de transportes públicos, costureiras e montadores de quebra-cabeças.
Balança (21 set a 20 out)
Você é do tipo artístico, discreto, equilibrado e idealista, com muito gosto pelo harmonioso e pelo esteticamente belo. Se você for homem, provavelmente é paneleiro. Você sente uma grande necessidade de proteger os outros e lutar contra as injustiças, mas espera sempre algo em troca. Os librianos são perfeitos na advocacia, arquitectura e como gerentes de casas noturnas.
Escorpião (21 out a 20 nov)
Você é o pior de todos: Desconfiado, vingativo, obsessivo, rancoroso, frio, orgulhoso, pessimista, malicioso, cínico, mandão, fofoqueiro e traiçoeiro nos negócios. Você só ama a sua mãe e a si mesmo. O escorpiano tem jeito para terrorista, nazi, militar (os altos escalões de filhos da puta), dentista, fiscal de receitas e árbitro de futebol.
Sagitário (21 de nov a 20 dez)
Você é otimista, aventureiro, entusiasta e tem uma forte tendência a confiar na sorte. O que é realmente necessário para quem é imprudente, exagerado, indisciplinado, irresponsável, infantil, sem concentração e limitado. Isso explica porque é que a maioria dos sagitarianos são bêbados. São ótimos empregados de mesa, jornalistas e bicheiros.
Capricórnio (21 dez a 20 jan)
Você é conservador, sério, frio e inflexível como uma baixela de alumínio. A sua fidelidade e paciência em atingir metas não estão minimamente em equilíbrio com o seu lado materialista e ambicioso, mas quem é que se importa? Se o dinheiro continua a entrar.... Os capricornianos são muito bem sucedidos como bancários, agiotas, economistas ou simplesmente a contar dinheiro dentro de casa.
Aquário (21 jan a 20 fev)
Você tem uma mente inventiva e dirigida para o progresso. Está sempre a enganar-se a si próprio e comete os mesmos erros repetidamente porque é imbecil e teimoso. Adora telenovelas, reunir-se em grupos e ser fashion. Se você é homem....cuidado! Os aquarianos são ótimos sindicalistas e estilistas, às vezes, ambos ao mesmo tempo.
Peixes (21 fev a 20 mar)
Você é do tipo sonhador, místico, sensível e costuma dar-se em demasia. Se você é homem, as suas chances de ser paneleiro são muito grandes.... Você é cheio de ideias fúteis e não faz nada além de chatear com conselhos todos que se aproximam de si. As piscianas dão boas apresentadoras de programa infantil e actrizes porno.

Coisas que acontecem

Sábado, como de costume, levantei-me cedo, coloquei os meus agasalhos, vesti-me silenciosamente, tomei o meu café e até passeei com o cão. Em seguida, fui até a garagem e engatei o barco de pesca no meu 4x4. De repente, começou a chover torrencialmente. Havia até neve misturada com a chuva, ventos a mais de 80 km/h.
Liguei o rádio e ouvi que o tempo seria chuvoso durante todo aquele dia.
Voltei imediatamente para casa, silenciosamente tirei minha roupa e deslizei rapidamente para debaixo dos cobertores.
Afaguei as costas da minha mulher suavemente e sussurrei: "O tempo lá fora está terrível".
Ela, ainda meio adormecida, respondeu:
"Acreditas que o idiota do meu marido foi pescar com este tempo?"
somebody, somewhere, in some hour

quarta-feira, 9 de julho de 2008

O impensável agora é realidade

Trânsito no Lobito...
Ahahah Lindo... Demoro 4 minutos (a pé) e 30 minutos de carro para chegar ao meu local de trabalho e vice versa...
Moro na rua da aúrea, por isso até ao prédio da Ensa é num instante (excepto por volta das 8 e 12 horas nos dias de semana)... A verdade é que a minha hora de almoço passa a ser meia porque metade do tempo uso no curto percurso que faço na nossa antiga, monumental ponte "karimona"... Já optei algumas vezes em ir pelas minhas perninhas, mas o facto de chegar a transpirar, não me pareceu ser a melhor opção, quer para mim, quer para os meus colegas de trabalho.:-).. Pensei também em ir de becicleta, mas pensei nos sayovos (motas), nos hiaces(taxis) e na estrada da minha rua que está toda lixada e desisti... (eu não ganho para os pneus)... A solução é mesmo aguentar o trânsito e comer rápido enquanto vejo a sic notícias (que também só me dá notícias sobre o caos que é o trânsito na tuga, por isso até já almoço de costas para televisão)... Canal da TPA está fora de hipóteses, ainda começam a falar de luanda, então já nem almoçava...
O mais engraçado é que quando estou no para-arranca, há sempre alguém que estica a mão e pede boleia, eu rio-me, alias respondo-lhe que se ele tiver carta de condução até podemos trocar, que ele está melhor que eu, chega mais cedo, almoça descansado... A única vantagem em relação a ele é tar no ac e a ouvir o meu son (3 doors down, placebo,...valete(dependendo do feeling)). Esse meu dilema está prestes a ser resolvido, hoje, amanhã e depois vou pelo compão e enquanto faço esse longo trajecto vou perguntando as pessoas se acham descabida a idéia de uma nova ponte sobre o mangal... Seria certamente uma solução a um possível desabamento da ponte que tenho de suportar todos os dias, dado o seu estado necessitário de obras de manutenção...
NS

domingo, 6 de julho de 2008

torneio de PES2008 PS3

Ai está... O torneio à muito esperado agora é um facto...
Sábado dia 12 de julho as 17 horas começa o torneio de pro evolution soccer 2008 para a PS3...
Os amantes deste jogo terão de fazer as inscrições até sexta-feira dia 11/06, no local onde vai decorrer o evento, (Pub Cais 111, restinga)...
Torneio de pro evolution soccer 2008 (PES08)
O torneio irá realizar-se durante o dia 12 de Julho e espera contar com a participação de 16 jogadores.
Localização: Pub Cais 111 (Restinga)
Data: 12 de Julho – Sábado
Hora: 17h00
Plataforma: PS3
Escolha de equipas: Clubes
Condição física: Aleatória
Duração do jogo: 15 minutos
Option file: Nenhum (Origem)
O preço da inscrição será de 3500kz e os prémios* serão os seguintes:
Distribuição de prémios com base em 16 inscrições pagas:
1º Prémio: 300usd
2º Prémio: 200usd
3º Prémio: 100usd
Prémios sujeitos a alteração consoante as inscrições em cada torneio.Para inscrições e mais informações acerca desta iniciativa contacte:
Nuno Santos: 924634932 ou
Nelito Barata: 924787378