segunda-feira, 9 de junho de 2008

Resumo Introdutório (Sector Cerâmico)

O caso que nos propomos a estudar tem como objectivo analisar o sector cerâmico, um sector de actividade emergente, onde as empresas portuguesas através do seu desempenho podem alcançar uma franca vantagem competitiva.

No entanto, por se tratar de um sector em que á escassez de informação é notável e os estudos realizados a luz deste são mínimos. Iremos reforçar o nosso trabalho analisando em simultâneo uma empresa específica enquadrada no sector em questão, e terá um percurso generalista que tenderá com o decorrer da análise a tornar-se mais objectivo e concreto.

A escolha deste caso resulta do facto de nesta indústria operarem empresas portuguesas com sucesso. É uma indústria onde os melhores materiais, os melhores componentes e a melhor tecnologia, aliados ao know-how são factores críticos de sucesso na competição com as suas congéneres de maior vulto.

Para a industria que consideramos, existe assim, uma necessidade de abandono do produto básico, deslocalização da sua produção para países com efectivas vantagens competitivas e também um investimento crescente em sistemas de gestão e organização, tecnologia, inovação e qualidade, traduzindo-se estas na adopção de estratégias competitivas baseadas em outros factores que não os preços (diferenciação).

A Fornocerâmica será a empresa que nos irá acompanhar ao longo deste trabalho. Pelo que, iremos analisar a sua “fórmula de sucesso”, com a qual se tornou uma empresa Portuguesa a ocupar os lugares cimeiros na sua área de negócio. O seu sector primário de actividade é o sector das Máquinas para a Industria Transformadora/Metalomecânica visto que esta produz, instala e comercializa fornos para a industria cerâmica, mas dada a especificidade dos seus produtos não será errado de todo considerar o sector das cerâmicas como sendo um sector secundário que exerce igualmente pressão nas actividades da empresa, o qual iremos nos debruçar.

Começaremos por fazer uma análise histórica seguindo-se por uma caracterização do referido sector tendo em conta o enquadramento socio-económica, internacional, EBIT e a respectiva análise SWOT.
Efigénio Zamba e Nuno Santos (o k já sofremos com isso meu Deus), ehheheeh, felizmente acabou

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