segunda-feira, 14 de junho de 2010

AS UNIVERSIDADES E O DESENVOLVIMENTO

Como aprendemos em qualquer manual de introdução à economia, desde a “Economia” de Samuelson até aos mais desconhecidos, o processo de crescimento económico de um país, resulta da sua “fronteira de possibilidade produção”, que representa as, “quantidades máximas de produção que podem ser obtidas numa determinada economia dadas as tecnologia e as quantidades dos factores de produção de que dispõe”. Por factores de produção, entende-se todo o conjunto de bens que podem ser utilizados na produção de outros bem, nomeadamente: terra, capital e trabalho. Assim, para que uma dada economia cresça de forma sustentável, carece de terra – factor de produção primário – capital – bens duráveis produzidos para produção de outros bens – trabalho – capacidade e conhecimentos das pessoas utilizadas no processo de produção.

Nesse artigo, convidamos o prezado leitor a fazer uma breve reflexão acerca do papel que as universidades desempenham para a potencialização do factor de produção trabalho. Ou seja, que relação se estabelece entre as universidades e o crescimento sustentável de uma dada economia?

Por definição, uma universidade é uma “instituição de ensino superior que compreende um conjunto de faculdades ou escolas para a especialização profissional e científica, e tem por função principal garantir a conservação e o progresso nos diversos ramos do conhecimento, pelo ensino e pela pesquisa”. Dessa definição deduzimos que uma universidade não deve ser apenas um estabelecimento em que se leccionam cursos superiores, mas um espaço que através da discussão e da pesquisa científica os seus actores – estudantes e professores – se transformem em pessoas cada vez mais capazes, munidos de conhecimentos e competências, em síntese, talentosas. Uma economia que disponha de talentos, implica uma maior disponibilidade de habilidade, inovação e responsabilidade. E existência de muitos inovadores, implica mais produtividade. Por fim, uma economia com alto nível de produtividade garante os primeiros passos para um crescimento sustentável.

Caro leitor, poderá perguntar: Como é que as nossas universidades estão a desempenhar o seu papel nessa relação entre elas e o crescimento sustentável da nossa economia?

by David Boio

Email: david.boio@ifaeangola.com

Sem comentários: