sábado, 6 de novembro de 2010

As top10 Melhores Universidades do Mundo‏

A publicação britânica "The Times Higher Education Supplement", consideradaa mais prestigiada internacionalmente, publicou na última sexta feira oranking completo das 200 melhores universidades do mundo. Abaixo descrevem apenas as universidades do Top 10:
10) ÉCOLE POLYTECHNIQUEPalaiseau (França) 1794. Os cerca de 400 franceses e 100 estrangeiros queingressam anualmente na Escola Politécnica passam os primeiros oito mesesde curso fazendo serviços comunitários ou militares. Só depois disso é queos alunos entram em contacto com as especialidades da casa, a maioriacursos na área de exatas: engenharia, física, matemática, ciência dacomputação, economia e química. Curiosidade: Para entrar, tem que suar, emuito, encarando dois anos de cursinho depois do ensino médio. Mas vale apena: segundo estatísticas e pesquisas, um recém-formado da ÉcolePolytechnique ganha, em média, 8 mil dólares de salário.
9) PRINCETONPrinceton (Estados Unidos) 1746. É a universidade que mais investe nosalunos. Em 2008, foram 1,8 milhões de dólares por estudante! Essadinheirama vem acompanhada de um código de honra draconiano: durante asprovas e/ou exames não fica nenhum professor vigiando. Cada estudanteassina um contrato onde se compromete a não copiar. Quebrou o contrato éexpulso sem dó nem piedade. Um estudante expulso de Princeton não é aceitoem nenhuma outra universidade nos Estados Unidos. Conclusão: Ninguém copia.Curiosidade: Um dos professores é o matemático e ganhador do Prêmio NobelJohn Nash, biografado no filme Uma Mente Brilhante. Entre os ex-alunos,destaque para os ex-presidentes americanos James Madison, Woodrow Wilson eJohn F. Kennedy.
8) CALTECHPasadena (Estados Unidos) 1891. É a caçula entre as melhores universidadesdo mundo. Tem 'apenas' 118 anos. Centro de excelência em ciências naturaise engenharia, o California Institute of Technology coleciona 32 PrêmiosNobel. É o melhor índice per capita de Nobéis do mundo: a cada 800 alunos eprofessores, um é agraciado com o prêmio. O mais famoso laureado é oquímico Linus Pauling, que recebeu o Nobel duas vezes - de química e dapaz. Curiosidade: Os estudos no Caltech são tão puxados que os alunosadoram a frase "Estudar, Dormir ou Socializar: escolha dois". Pouca gentese forma em apenas quatro anos.
7) YALENew Haven (Estados Unidos) 1701. É o lar dos três últimos presidentesamericanos: Bush Pai, Bill Clinton e Baby Bush. Apesar disso, Yale é umaóptima universidade. Os 11 mil alunos dispõem de 11 milhões de livros nasáreas de exatas, humanas e biológicas. Nos campos acadêmico e desportivo,rola uma rivalidade com a universidade de Harvard. O engraçado é que osfundadores de Yale foram alunos de Harvard... Curiosidade: O grito deguerra de Yale é obra do ex-aluno Cole Porter, um dos maiores compositoresamericanos.
6) UC BERKELEYBerkeley (Estados Unidos) 1868. Avanços científicos como a descoberta doplutônio e o desenvolvimento de tecnologias para a internet brotaram nocampus da Universidade da California, na cidade de Berkeley. Poderosa emfísica, química e ciências biológicas, a instituição forma todo ano 5 500bacharéis, 2 mil mestres e 900 doutores. Curiosidade: 35 das 36 graduaçõesestão entre as dez mais de suas áreas. E, no doutorado, Berkeley é a únicaescola com todos os cursos no Top 5 de seus campos de acção nos EUA.
5) STANFORDStanford (Estados Unidos) 1891. Fera nas áreas de engenharia e tecnologia,Stanford serviu de berçário para grandes empresas de informática, como HP,Yahoo! e Google. Quer dizer que lá só tem nerd? Nada disso: o programaatlético da universidade é o melhor dos Estados Unidos. Curiosidade: SeStanford fosse um país, ficaria com a sétima posição no quadro de medalhasda Olimpíada de 1996. E nos Jogos de Atenas, em 2004, os alunos faturaram17 medalhas.
4) OXFORDOxford (Inglaterra) 1167. Você leu certo: Oxford foi fundada há 842 anos!Pela mais antiga universidade de língua inglesa do mundo já passaram quatroreis da Inglaterra, 25 primeiros-ministros ingleses e até um papa. Ainstituição é super-hiper-megatradicional. Tanto que uma de suasfaculdades, o St. Hilda's College, até hoje só aceita matrículas demulheres! O ano acadêmico em Oxford é dividido em três períodos de oitosemanas. Fazendo as contas, são 24 semanas de aula e 28 semanas de férias.Mas não se engane, o ritmo das aulas é puxadíssimo e a universidadeliteralmente "arranca o seu couro".
3) CAMBRIDGECambridge (Inglaterra) 1209. Nenhuma universidade no mundo supera os 81Prêmios Nobel ligados à Cambridge. Ícones da ciência como Isaac Newton,Charles Darwin e Stephen Hawking já passaram por lá como alunos ouprofessores. Em homenagem à sua excelência educacional, Cambridge virounome da cidade que abriga a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos -os pioneiros de Harvard foram ex-alunos de Cambridge. Curiosidade: Osinteressados em ingressar nas duas grandes universidades britânicas sãotantos que ninguém pode se inscrever para Oxford e Cambridge no mesmo ano.
2) MITCambridge (Estados Unidos) 1861. Investindo pesado na pesquisa emcomputação e microelectrónica, o Massachusetts Institute of Technologyfaturou 14 Prêmios Nobel só nos últimos cinco anos. Desde a Segunda Guerra,o MIT encabeça vários projectos de segurança nacional. A grande ironia éque o instituto é também considerado o berço da cultura hacker...Curiosidade: O rendimento somado de todas as empresas fundadas pelo MIT eseus ex-alunos equivale à 24ª economia mais forte do mundo!
1) HARVARDCambridge (Estados Unidos) 1636. A melhor universidade do mundo é também amais antiga dos Estados Unidos. Além de coleccionar 75 Prêmios Nobel emanter a terceira maior biblioteca do mundo - a primeira entre asuniversidades, com mais de 15 milhões de livros - Harvard tem o maiororçamento para pesquisa e ensino. Em 2005, mais de 57 bilhões de dólaresengordaram os cofres da instituição. Entrar lá não é fácil. De todos osalunos inscritos para a admissão em 2009, apenas 9,1% foram selecionados.Curiosidade: as filmagens de Love Story, na década de 1960, foram asúltimas permitidas no campus. Filmes como Legalmente Loira, A Firma e GênioIndomável são ambientados em Harvard só de mentirinha.

Sem comentários: