terça-feira, 2 de setembro de 2008

“cota Nuno,.. afinal o que significa essa tal inflação?”

Fui interrompido um dia destes quando via atentamente as noticias com a simples pergunta. “cota Nuno,.. afinal o que significa essa tal inflação?” Estou tramado, pensei eu!
Afinal como é que poderia trocar por miúdos a definição “queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro”, para que um rapaz na casa dos 13 percebesse? Ainda por cima em Angola, com todas limitações possíveis e imaginárias que um miúdo tem nessa faixa etária. Vou ter de improvisar, pensei eu novamente!
Bem, meu puto! Vês esta nota de 100 kz? ya.. Ok, com essa nota o ano passado podia comprar 10 pães, hoje compro 8. A diferença dos 2 pães (a menos) é resultante da inflação, percebes? uhm uhm, mas assim, também ganhas mais este ano, e por isso em vez de 100 kz terias 120 kz ou mais… Bem, essa observação despertou-me um interesse tal na conversa que estava a ter com o miúdo, que, abstrai-me completamente de tudo…
É verdade meu puto, na teoria isso deveria acontecer, mas na pratica não é o que acontece e muito menos em Angola, em que temos uma taxa de inflação a rondar os 11% e uma taxa de incremento salarial de 2%. Portanto os reajustes salariais nunca conseguiram acompanhar as subidas dos preços dos produtos… Percebes??? ya, mas nesse caso quem pode regular isso? Meu puto, isso conversamos noutro dia ya, estou atrasado, senão não chego à horas, ainda sou descontado pelo atraso, e o desconto não fica nada longe da taxa de inflação, ou seja não se compara com o aumento que tenho todos os anos, por isso é melhor bazar, depois falamos Ok!? Estamos mesmo lixados, deve ter pensado o puto…
NS

Sem comentários: