terça-feira, 21 de outubro de 2008

Uma diferença descomunal

É a primeira vez que venho a África do Sul, mas propriamente à cape town… E estou maravilhado com a cidade, maravilhado não apenas com a beleza e organização da cidade (já estive em cidades melhores certamente) mas a minha sensação de bem estar deve-se ao facto da diferença que existe entre as cidades na África do Sul e o resto do vasto continente. É de facto um contraste muito grande, em termos de tudo, organização, educação, limpeza, atendimento ao público, bem… em tudo. O meu espanto com essa realidade é só e simplesmente por estarmos em África, porque eles conseguem ou conseguiram e nós não? Que é que nos faz sermos inferiores a esta organização??? Bem não só eu que tenho essas respostas, aliás não me cabe a mim responder…
Nós os angolanos temos a “mania” de ir buscar experiências ou mesmo imitar os Europeus, os Americanos etc.… com grandes exemplos de desenvolvimento em África, queremos sonhar com o perfeito sem termos passado pelo “assim assim”, é o nosso grande erro!!! Organizações como a Namibiana (desenvolvimento reconhecido no sector da H&T) e a Sul Africana são certamente um exemplo a seguir pelos países Africanos emergentes, o caso de Angola principalmente, e não nos basearmos em realidades opostas, como Miami, Paris, Londres e por aí em diante…
E diviamos começar logo na altura da viagem, o atendimento é de fazer inveja, a SAA passa a ser a minha companhia de eleição, normalmente fico farto das horas que passo nos voos, é desgastante, e ainda o é mais se tivermos a olhar para uma televisão que nos dá um filme que já vimos a séculos e com os nossos pés encolhidos de tão apertados que estamos (bem falo da classe económica, ainda não me dei o luxo de viajar em primeira classe num voo internacional). È a verdade é que até nisso o resto dos países fica muito a quem, mesmo alguns europeus, a TAP precisa de uma injecção inovadora para ter os serviços disponibilizados pela companhia sul africana, a TAAG, bem dessa nem falo… Eu tive o privilegio de usufruir de um serviço digital, em que pude escolher o que quisesse, vi dois filmes, controlados por mim como se tivesse em casa a manejar o meu DVD, a minha satisfação foi tão grande quando pude rever a 1ª season do prison break, bem como ouvir o ultimo álbum dos Cold Play, foi de facto uma viagem relaxante, desejei no mesmo momento trocar as 4 horas de SAA pelas 7 e tal da TAP ou TAAG quando vou para Lisboa…
NS

Sem comentários: