terça-feira, 21 de outubro de 2008

Um génio sensato no reino da insensatez

Aos 6 anos de idade, o pequeno Warren Buffet já sabia o que queria ser na vida: rico. Na época, os Estados Unidos saíam da sua mais profunda crise, que provocara o caos económico e social. Mais de sete décadas depois, o país (ainda a maior potência do mundo) vive um novo período de sombras, afundado em uma crise financeira gerada pela ganância e pelo descontrole e que agora se espalha como uma metástase pelo mundo desenvolvido.
Num período de semanas, alguns dos maiores bancos americanos e europeus viraram pó. Na segunda-feira negra, dia 29 de Setembro, quase 1 trilhão de dólares desapareceram da bolsa de valores de Nova York após a rejeição pela câmara dos representantes de um pacote de salvamento apresentado pelo governo Bush. O movimento de queda descomunal, alimentado pela incerteza e pelo medo de dias ainda piores, repetiu-se por todo mundo. Mas Buffett, hoje um senhor de 78 anos de idade permanece o que sempre quis ser: rico. São 50 bilhões de dólares de património, uma fortuna amealhada no mesmo financeiro que tem levado tantos à ruína.
Buffet conseguiu superar todas as crises pelas quais o mundo passou nas últimas décadas. Ele não surpreenderá certamente ninguém se sair mais forte e ainda mais rico desta também...
NS

Sem comentários: