segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A vida do puto-maravilha

DO CF ANDORINHA ATÉ AO PRÉMIO DE MELHOR DO PLANETA
2009
Vence o troféu FIFA World Player de melhor jogador do Mundo do ano de 2008, em Zurique.
2008
É eleito o 53.º Bola de Ouro pela revista France Football. Considerado o melhor jogador do ano pela Fifpro, associação de sindicatos de futebolistas. Recebe a Bota de Ouro da época 2007/2008 na sua terra natal. Conquista a Liga dos Campeões pelo Manchester United em Moscovo.
2007
Finalmente chega ao título tão ambicionado e torna-se campeão inglês pelo Man. United. É considerado o Melhor Jogador da Liga Inglesa e Melhor Jovem Jogador da Liga Inglesa. Fica em terceiro lugar na votação da FIFA para Melhor do Mundo atrás de Kaká e Messi.
2006
Conquista a Taça da Liga Inglesa na final com o Wigan (4-0). É a grande figura de Portugal no Mundial’2008 levando a Seleção Nacional até ao quarto lugar.
2005
Viagem a Timor-Leste em junho e encontro com Xanana Gusmão, deixando o povo timorense louco com a sua presença.
2004
Ganha o primeiro troféu pelos red devils ao conquistar a Taça de Inglaterra na final com o Milwall (3-0) onde também fatura. Depois do Euro’2004 fantástico onde conquistou a titularidade com apenas 19 anos vive o drama da derrota na final com a Grécia. É condecorado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem do Infante.
2003
No jogo de apresentação aos sócios com o Man. United faz um jogo fabuloso e leva os ingleses a avançarem para a contratação. Com apenas 18 anos chega a Old Trafford pela mão de Alex Ferguson que lhe dá a camisola 7 para fazer esquecer David Beckham. Estreia-se pelo Man. United num jogo em Bolton em agosto. Estreia-se pela Seleção A num particular com o Cazaquistão em Chaves.
2002
Estreia-se na Liga portuguesa com a camisola do Sporting num jogo com o Braga onde é lançado por Lazlo Bölöni. Tinha apenas 17 anos.
1992
Dá os primeiros pontapés na bola “a sério” no CF Andorinha, da Madeira.
1985
Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro nasce na Freguesia de Santo António no Funchal a 5 de fevereiro.

Sem comentários: