sexta-feira, 26 de setembro de 2008

DIVX & RMVB

O DivX ® é um codec de vídeo criado pela Divx, Inc. Ele foi produzido para ser usado em compactação de vídeo digital, deixando os vídeos com qualidade, apesar da alta compactação, utilizada para ocupar menos espaço no disco rígido.
Real Media Variable Bitrate, conhecida também pelo acrônimo RMVB, é uma extensão de bitrate variável do leque multimídia RealMedia, desenvolvido pela RealNetworks.
Consiste do tradicional arquivo .rm (arquivo Real Media com taxa de dados constante), porém com a capacidade de variar a taxa de dados de acordo com a complexidade das imagens em cada quadro do vídeo. Desta maneira se torna maior o valor da relação qualidade/tamanho. Assim o arquivo de vídeo terá a mesma qualidade com um tamanho menor que o usual.
Para se ter uma idéia da capacidade deste formato, um arquivo DivX/XviD de 700MB, contendo aproximadamente 100 minutos de vídeo com qualidade próxima à do DVD, seria reduzido para um arquivo de aproximadamente 350MB.
Estou agora mesmo a ver um filme em rmvb, um filme relativamente recente, Helboy… Graças a esses dois formatos tenho me mantido actualizado no mundo do cinema (um dos meus hobbies mais patentes). É de facto uma ajuda/prazer muito grande, poder ver filmes no PC, na ps3 e no DVD com esses formatos, dado as limitações no campo do entretenimento a que estou sujeito. Agora não me venham com conversas de que; Ah e tal, a pirataria é ilegal… devemos lutar contra ela, para ajudarmos as editoras contra esse fenómeno... Qual quê!!!, eu é que ia ficar a espera da lusomundo para ver um filme? Ahhahha, não é comigo… Eu gostaria de ir ver uns filminhos ao cinema, mas na falta de; Que venham os compactados que eu os devoro.
N.S

Sem comentários: