quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O saldo de 10

A unitel, uma empresa relativamente nova e já com um volume histórico alargado, bem como uma história bem diferenciada dos seus serviços… É o que se passa com o saldo usualmente por nós usado, “o saldo de 10” por muitos assim conhecido, os normais 125 UTTs, mas afinal como é que as pessoas passaram a chamar ao saldo de 125 UTTs “o saldo de 10”?
Nada mais nada menos que o poder do dólar americano na nossa economia, ou seja, na altura em que foi fundada a líder do mercado angolano das telecomunicações (como fazem referencia no seu site, eu chamava-lhe monopolista, toda empresa é líder de mercado quando concorre consigo mesmo, sim porque a Movicel não é concorrente de forma alguma da Unitel) em Dezembro de 1998 o câmbio do kz face ao dólar era sensivelmente 90 kz / usd, portanto 10 usd custavam 900 kwanzas, e era nessa o valor que se pagava pelo saldo de 125 UTTs, pelo que ficou conhecido como o “saldo de 10”.
Com alterações cambiais mundiais desde 1998 até as datas de hoje, o dólar sofreu uma desvalorização acentuada, a nossa moeda ganhou força perante ao dólar, a proporção passou a ser 75 kz / usd. Essa actualização foi sentida em todos os sectores, menos nas telecomunicações, mais propriamente na Unitel, continuamos a pagar ao “salto de 10” os mesmos 900 kz. Porque será? Os UTTs não aumentaram, continuam os mesmos 125, as chamadas não são mais baratas… Afinal que é que mudou? Por mim mudavam os clientes, e passavam a chamar “Saldo de 12”.

N.S

Sem comentários: